Clive Staples Lewis, conhecido como C.S. Lewis, foi um escritor e acadêmico britânico nascido em Belfast, Irlanda do Norte, em 29 de novembro de 1898, e falecido em Oxford, Inglaterra, em 22 de novembro de 1963. Ele é conhecido por suas obras de ficção, não ficção e teologia, e é considerado um dos escritores mais influentes do século XX.
Lewis é mais conhecido por sua série de livros “As Crônicas de Nárnia”, que consiste em sete romances de fantasia, incluindo “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” e “O Sobrinho do Mago”. Esses livros foram adaptados para filmes e têm sido populares entre crianças e adultos desde sua publicação.
Além das Crônicas de Nárnia, Lewis escreveu várias obras de ficção, incluindo a “Trilogia Cósmica” (também conhecida como “Trilogia Espacial”), composta por “Além do Planeta Silencioso”, “Perelandra” e “Escuridão que Tudo Ilumina”. Ele também escreveu livros de não ficção sobre teologia e apologética cristã, como “Cristianismo Puro e Simples”, “O Problema do Sofrimento” e “Cartas de um Diabo a seu Aprendiz”.
Lewis foi um professor acadêmico, ensinando literatura inglesa em Oxford e Cambridge. Ele também era um apologista cristão e defensor do cristianismo, conhecido por seus escritos teológicos e argumentos em defesa da fé cristã.
Além de suas contribuições literárias e teológicas, Lewis era amigo próximo de J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, e fazia parte do grupo literário conhecido como “Os Inklings”, que se reuniam regularmente para discutir literatura e filosofia.
A obra de C.S. Lewis continua a ser lida e apreciada por pessoas de todo o mundo, tanto por seu valor literário quanto por suas profundas reflexões sobre questões espirituais e filosóficas. Ele deixou um legado duradouro como um dos escritores mais amados e respeitados do século XX.