O Alienista

0% 0 voto(s)

O Alienista

“O Alienista” é uma novela escrita por Machado de Assis, publicada pela primeira vez em 1882. É uma das obras mais conhecidas do autor e é considerada uma sátira inteligente sobre a psiquiatria e a sociedade da época.

A história se passa na fictícia cidade de Itaguaí, onde o médico Simão Bacamarte decide abrir um hospício para tratar os doentes mentais da região. No entanto, à medida que ele avança em suas pesquisas e diagnósticos, sua obsessão pela ciência o leva a diagnosticar cada vez mais pessoas como loucas, incluindo indivíduos respeitados e importantes da cidade.

A novela é uma crítica mordaz à ciência e à autoridade médica, destacando a arbitrariedade dos diagnósticos psiquiátricos e questionando os limites entre sanidade e loucura. Machado de Assis utiliza um humor sutil e irônico para explorar temas como vaidade, poder e a natureza humana.

“O Alienista” é uma obra-prima da literatura brasileira que continua a ser estudada e apreciada por sua habilidade em abordar questões profundas de maneira leve e acessível. Sua relevância perdura até os dias de hoje, mantendo-se como uma crítica atemporal aos excessos da racionalidade e à pretensão do conhecimento científico.

O autor

Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro considerado um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa e um dos mais importantes da literatura mundial. Nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, em uma família de classe média baixa.

Sua trajetória literária é marcada por uma produção vasta e diversificada, que inclui romances, contos, crônicas, peças de teatro, poemas e ensaios. Machado de Assis foi um dos pioneiros do Realismo na literatura brasileira, mas sua obra transcendeu as fronteiras desse movimento, incorporando elementos do Romantismo e antecipando características do Modernismo.

Algumas de suas obras mais conhecidas incluem:

  1. “Dom Casmurro” (1899): Este romance é uma das obras-primas de Machado de Assis, narrado por Bento Santiago, que relembra sua juventude, seu relacionamento com Capitu e as dúvidas sobre a fidelidade dela.
  2. “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881): Este romance inovador é narrado por um defunto, Brás Cubas, que reflete sobre sua vida e a sociedade brasileira, explorando temas como amor, morte e hipocrisia.
  3. “Quincas Borba” (1891): Neste romance, Machado de Assis aborda questões como ambição, loucura e ganância, através da história de Rubião, um homem influenciado pelas ideias de seu amigo filósofo, Quincas Borba.
  4. “O Alienista” (1882): Esta novela satiriza a psiquiatria e a sociedade, acompanhando as experiências do médico Simão Bacamarte em sua busca para entender a natureza da loucura.
  5. “Helena” (1876): Este romance narra um triângulo amoroso entre Estácio, sua mãe Dona Úrsula e Helena, uma jovem órfã adotada por Dona Úrsula.

Além de suas obras literárias, Machado de Assis foi um importante crítico literário, jornalista e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, da qual se tornou o primeiro presidente.

A genialidade de Machado de Assis está presente em sua capacidade de criar narrativas profundas e multifacetadas, explorando as complexidades da alma humana e da sociedade brasileira de sua época. Sua escrita é marcada pela ironia, pela crítica social e pela observação aguçada dos costumes e das relações humanas. Até hoje, suas obras são estudadas, interpretadas e admiradas por leitores de todas as idades e nacionalidades.

  • Postado em: 18/02/2024
  • Views: 22

Vídeos relacionados

Quincas Borba

Quincas Borba "Quincas Borba" é um romance escrito pelo renomado autor brasileiro Machado de Assis,...

Meu Nome Não é Johnny

Meu Nome Não é Johnny "Meu Nome Não é Johnny" é um livro escrito por Guilherme Fiuza, lançado em...

O Grande Gatsby

O Grande Gatsby "O Grande Gatsby" é um romance clássico escrito pelo autor americano...

Os Irmãos Karamazov

Os Irmãos Karamazov" "Os Irmãos Karamazov" é um romance épico escrito pelo autor russo Fiódor...

O Feijão e o Sonho

O Feijão e o Sonho "O Feijão e o Sonho" é um livro do escritor brasileiro Orígenes Lessa. A história gira em...

Gabriela, Cravo e Canela

Gabriela, Cravo e Canela "Gabriela, Cravo e Canela" é um romance do renomado escritor brasileiro Jorge...

Por Quem os Sinos Dobram

Por Quem os Sinos Dobram "Por Quem os Sinos Dobram" é um romance escrito pelo autor americano Ernest...

Helena

Helena "Helena" é um romance escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em 1876. A história...

O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes "O Morro dos Ventos Uivantes" é um romance clássico da literatura inglesa...

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão "O Poderoso Chefão" é uma aclamada trilogia de filmes dirigida por Francis Ford...

Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar "Os Trabalhadores do Mar" é um romance escrito por Victor Hugo, publicado em 1866....

Shirley

Shirley "Shirley" é um romance escrito pela autora inglesa Charlotte Brontë, publicado pela primeira vez em 1849. ...

A Mulher de Trinta Anos

A Mulher de Trinta Anos "A Mulher de Trinta Anos" ("La Femme de Trente Ans") é um romance escrito por...

A Igreja do Diabo

A Igreja do Diabo "A Igreja do Diabo" é um conto escrito pelo renomado autor brasileiro Machado de Assis,...

Os Sertões

Os Sertões "Os Sertões" é uma obra monumental escrita por Euclides da Cunha, publicada em 1902. Também...

Mais vídeos
Categorias
© 2024 - Literatura Mundial